O BOOTSTRAPPING PROSÓDICO NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E AS FUNÇÕES DA PROSÓDIA NA COMPREENSÃO DE ENUNCIADOS LINGUÍSTICOS

Helicéa Paiva Nascimento da Silva

Resumo


O papel do input na aquisição da linguagem tem sido amplamente discutido dentro das teorias de bootstraping, que postulam que certas informações linguísticas seriam responsáveis pelo disparo dos mecanismos inatos de aquisição. Embora não se acredite que apenas um tipo de pista (sintática, prosódica ou semântica) dê conta do processo de aquisição por si só, a maioria dos autores postula uma hierarquia de acesso a esses sistemas linguísticos. Pinker (1989) afirma que a informação semântica é a responsável pelo início sendo a base para a estrutura, já Mazuka (1996) postula que para iniciar a aquisição é necessário determinar certos parâmetros básicos a partir da prosódia, sendo esta a responsável lógica pelo disparo dos mecanismos inatos. Já para alguns pesquisadores como Scarpa (1994) e Cruttenden (1974, 1985), pela prosódia, a criança molda a materialidade fônica, organizando o significante (através da delimitação e segmentação) e que o trabalho sintático é concomitante ao fônico, integrado a ele e sofrendo também processos sucessivos de organizações e reorganizações. A dificuldade em se chegar a um consenso sobre qual tipo de pista seria usado inicialmente gera o chamado bootstrapping problem (PINKER, 1989): Como se chega à estrutura sintática pela semântica sem compreender a correlação entre a estrutura sintática e a conceitual? Como se pode usar pistas prosódicas sem a transposição do nível fonético/fonológico para o nível de representação formal? Pretendemos estudar as variantes teóricas testá-las em experimentos psicolinguísticos, fazer um tratamento estatístico dos resultados dos resultados experimentais, para então analisar se podemos oferecer algumas respostas aos questionamentos que nos inquietam.

Texto completo:

PDF

Referências


ATKINSON, M. Children’s syntax: an introduction to Principles and Parameters Theory. Oxford, UK: Mass.: Blackwell Publishers. 1992.

BERNAL, M.; LIDZ, J.; CHRISTOPHE, A. Syntax constrains the acquisition of verb meaning. Language Learning and Development, Boston, MA, Vol. 87, 2007.

BOLINGER, D. Intonation and Its Parts: Melody in Spoken English. Stanford: Stanford University Press, 1986.

CAGLIARI, L. C. Da importância da Prosódia na descrição de fatos gramaticais. In: Ilari, R. (org.) Gramática do Português Falado. Campinas: Ed. UNICAMP, 1993.

CHOMSKY, N. Aspects of the theory of syntax. MIT Press. Cambridge: Massachussets, 1965.

CHOMSKY, N.; HALLE M. The sound pattern of English. New York: Harper & Row. 1968.

COUPER-KUHLEN,Elizabeth, An introduction to English Prosody. Tübingen: Niemeyer, 1986.

CHRISTOPHE, A.; GUASTI, T.; NESPOR, M.; DUPOUX, E.; VAN OOYEN, B. Reflections on phonological bootstrapping: its role for lexical and syntactic acquisition. Language and cognitive processes, Londo: UK., vol. 12, 1997.

CRUTTENDEN, A. Intonation comprehension in te-year- olds. Journal of child Language, Cambridge, v. 12, n. 3, 1985.

FERNALD, A.; McROBERTS, G. Prosodic bootstrapping: a critical analysis of the argument and evidence. In: MORGAN, J.L.; DEMUTH, K. (Eds.). Signal to syntax: “bootstrapping” from speech to grammar in early acquisition. Hillsdale, NJ: Lawrence Earbaum Pub., 1996.

FERNALD, A Human maternal vocalizations to infants as biologically relevant signals: an evolutionary perspective. In: BLOOM, P. Language acquisition: core readings. Cambridge, Mass.: The MIT Press, 1995.

FÓNAGY, I. As funções modais da entoação. In: Cadernos de Estudos Linguísticos. Campinas: Unicamp, jul/ dez, 1993.

FÓNAGY, I. Des fonctions de líntonation: essay de sinthèse. In: Flambeau, Tokyo, n. 29, 2003.

FÓNAGY, I.BÉRARD, E., Functions of Intonation. In Y. KAVAGUSHI, FÓNAGY I. MORIGUSHI T. (EE), Prosody and Syntax. Amsterdam: John Benjamins, 2006.

GRANDJEAN, D.; SCHERER, K. Examining the neural mechanisms involved in the affective and pragmatic coding of prosody. In: Proceedings of III Speech Prosody. Dresden, maio de 2006. CD-Rom.

HIRSH-PASEK, K.; TUCKER, M.; GOLINKOFF, R. M. Dynamical systems: Reinterpretating prosodic bootstrapping. In: MORGAN, J.; DEMUTH, K. (Eds.). Signal to syntax: bootstrapping from speech to grammar in esrly acquisition. Mahwah, NJ.: Lawrence Earlbaum associates, 1996.

KELLY, M. H. The role of phonology in grammatical category assignments,. In: MORGAN, J. DEMUTH, K. (eds). Signal to syntax: Bootstrapping from speech to grammar in early acquisition. Mahwah, NJ.: Lawrence Earlbaum Associates, 1996.

KENEDY, E. Gerativismo. In: Martelotta, M. (org.) Manual de linguística. São Paulo: Editora Contexto, 2011.

KENEDY, E. Curso básico de linguística gerativa. São Paulo: Contexto, 2013.

MACNAMARA, J. Names for things: a study of human learning. Cambridge, Mass.: The MIT Press, 1982.

MAIA, M.; FINGER, I. Processamento da Linguagem. Porto Alegre: Educat, 2005.

MORAES, J.; STEIN, C. C.. Attitudinal patterns in Brazilian Portuguese intonation: analysis and synthesis. In: Proceedings of III Speech Prosody. Dresden, 2006.

______. Atitudes, atos de fala e entoação. Paper presented at the I Seminário de Pragmática e Prosódia. Faculdade de Letras, UFRJ, 2008.

______., From a prosodic point of view: remarks on attitudinal meaning. Rio de Janeiro. Laboratório de Fonética Acústica, UFRJ/CNPq, 2012.

MORGAN, L. M.; DEMUTH, K. Signal to syntax: an overview. In: MORGAN, J.; DEMUTH, K. (eds) Signal to syntax: Bootstrapping from speech to grammar in early acquisition. Mahwah, NJ: Laurence Earlbaum Associates, 1996.

MORGAN, L.; SHI; ALLOPENA. Perceptual bases of rudimentary grammatical cetegories: towards a broader conceptualization of bootstrapping. Mahwah, NJ.: Lawrence Earlbaum Associates, 1996.

NESPOR, M. VOGEL, I. Prosodic phonology. Dordrecht.: Foris Publication, 1986.

NESPOR, M.;Guasti, M.T.;Christophe, A.Selecting Word Order: The Rhythmic Activation Principle. In U. Kleinhenz (EE) Interfaces Berlin. AkademieVerlag. 1996.

NESPOR, M.; SHUKLA, M.; VIJVER, R. VAN de V.; AVESANI C.; SCHRAUDOLF, H.; DONATI, C. Different phrasal prominence realization in VO and OV languagens. Lingue e linguaggio. 2008.

NESPOR, M. Prosódia – uma entrevista com Marina Nespor. In: ReVEL, V.8, n.15, 2010.

PAIVA, H. A influência da prosódia no processamento de algumas questões totais em português do Brasil. 2015. 168pp. Dissertação de mestrado em Estudos da Linguagem, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.

PINKER, S. Language learnability and language development. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1984.

___________.The “bootstrapping” problem in language acquisition. In: MacWhinney, B. Mechanisms of language acquisition. London: Lawrence Erlbaum Associates Pub., 1987.

___________.Learnability and cognition: the acquisition of argument structure. Cambridge, Mass.: The MIT Press, 1991.

__________ .O instinto da linguagem: como a mente cria a linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

RAMUS, F.; NESPOR, M.; MEHLER, J. Correlates of linguistic rhythm in the speech signal. Cognition.73.1999.

SANTOS, R. S. Aquisição do acento de palavra em português brasileiro. 2001. 312pp. Tese de Doutorado em Linguística- Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

____________. Bootstrapping in acquisition of word stress in Brazilian Portuguese. Journal of Portuguese Linguistics, Lisboa, v.1, n. 1, 2003.

SCHERER, K. Vocal Communication of emotion: a review of research paradigms. Speech Communication, v. 40, 2003.

SCARPA, M. E., Learning external sandhi. Evidence for a top-down hypothesis of prosodic acquisition. IN: SORACE, A.; HEYCOCK, C.; SHILLCOCK, R. ( eds.) Proceedings of GALA’1997 Conference on Language Acquisition: knowledge representation and processing.1997.

_____________. Estudos de prosódia. (org), Campinas: Editora Unicamp, 1999.

_____________.Filler-sounds and the acquisition of prosody. Cahiers d’acquisition et de pathologie du langage, Paris, v. 20, 2000.

SCARPA, E.; FERNANDES-SVARTMAN, F. Entoação e léxico inicial. Veredas, Juiz de Fora, MG, edição especial, 2012.

SPELKE, E. Perceiving bimodally specified events in infancy. Development Psychology, Washington, DC, vol.15, 1983.

VIGÁRIO, M.; FROTA S.; Aquisição da prosódia : uma categorização das produções sonoras de e para a criança. Análise Psicológica, Lisboa, v.4, n. 10, 1992.

WICHMANN, A. The attitudinal effects of prosody, and how they relate to emotion.COWIE, R; DOUGLAS-COWIE,E; SCHRÖDER, M (eds). Proceedings of the ISCA Workshop on Speech and Emotion. Newcastle, September, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.