ANÁLISE DO DISCURSO POLÍTICO: PRESIDENTES NO RODA VIVA

Milene Carlos Leite

Resumo


O objetivo dessa comunicação é apresentar o andamento de uma pesquisa realizada em nível de Doutorado, cujo objeto é o discurso político na mídia televisiva, especificamente o discurso de presidentes, no programa Roda Viva, da TV Cultura. O aporte teórico-metodológico é a Análise do Discurso de orientação francesa, com base em Pêcheux (1997 [1969], 2009 [1975], 2012 [1983]) e Orlandi (2001, 2012, 2013). Nosso corpus empírico consiste em cinco entrevistas dos presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Michel Temer, todos em exercício da presidência, no momento em que foram entrevistados. Objetivamos compreender, inicialmente, o que (não) pode/deve dizer um sujeito, do lugar institucional de presidente. Como cada presidente, ao tomar a palavra, ocupa esse lugar e significa o campo de conhecimento chamado política. Trabalhamos, como dispositivo analítico, com as noções de imaginário e formações imaginárias. De acordo com Pêcheux (2014 [1969], p. 81-82), “o que funciona nos processos discursivos é uma série de formações imaginárias que designam o lugar que A e B se atribuem cada um a si e ao outro, a imagem que eles fazem de seu próprio lugar e do lugar do outro”. Ademais, mobilizamos a noção de equívoco e de contradição, a primeira da ordem do inconsciente e a segunda da ordem do ideológico, ambas compreendidas como marca da fissura do sujeito e dos sentidos, no campo da linguagem.


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Referências


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