ENSINO DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ADICIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: PRÁTICAS DOCENTES REFLEXIVAS

Stephanie Godiva

Resumo


RESUMO: Tradicionalmente marcado por cursos especializados e escolas bilíngues de elite, destaca-se atualmente no Estado do Rio de Janeiro um crescente número de iniciativas que promovem o ensino e a aprendizagem de alemão para alunos de Ensino Médio da rede pública. A democratização e popularização do acesso ao idioma e a diversificação na oferta de línguas estrangeiras no contexto escolar são objetivos desses projetos. Constatando o surgimento de uma nova demanda de formação de professores na região fluminense, o presente projeto de pesquisa em andamento busca identificar sobre os impasses enfrentados pelos estudantes de Letras que atuam como professores de alemão em três iniciativas que atuam em escolas públicas do Estado: OLEE (Oficina de Línguas Estrangeiras nas Escolas), PALEP (Projeto Aulas de Línguas em Espaços Públicos) e a empresa junior BrasDeutsch, respectivamente vinculados à Universidade do Estado do Rio de Janeiro, à Universidade Federal do Rio de Janeiro e à Universidade Federal Fluminense. Essa investigação concentra-se em pesquisa de campo de caráter etnográfico (GEERTZ, 1989), dado que a observação participante do cotidiano escolar se mostra capaz de evidenciar os processos de negociação entre o livro didático e as práticas pedagógicas e as singularidades sóciopolíticas dessas instituições. PALAVRAS-CHAVE: Alemão como Lingua Adicional; Ensino de Língua Estrangeira; Formação de Professores.


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Referências


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