SOBRE O OBJETO DE ESTUDO DA HISTÓRIA DA LINGUÍSTICA

Luciano Monteiro

Resumo


Este trabalho compara as concepções de Sylvain Auroux e Konrad Koerner sobre a escrita da história da linguística e aponta as semelhanças e diferenças entre suas perspectivas, tendo como objetivo avaliar até que ponto essas abordagens oferecem ferramentas adequadas para a investigação do objeto de minha pesquisa de doutorado. Para isso, apresento uma breve descrição deste objeto, o I Congresso da Língua Nacional Cantada de 1937, e exponho os interesses de pesquisa que orientam minha leitura das abordagens historiográficas em questão. O fio condutor da análise são as propostas de Koerner e Auroux sobre a utilidade da pesquisa em história da linguística e suas respectivas definições sobre o objeto de estudo dessa especialidade. Depois de indicar o rendimento de cada uma dessas abordagens, aponto aspectos que não foram tematizados por nenhum dos autores e proponho uma formulação diferente para a questão do objeto da história da linguística, que me permita inscrever a pesquisa que desenvolvo no escopo dessa especialidade. Adoto como quadro teórico o debate metodológico da História das Ciências, campo disciplinar que ambos os autores reconhecem como referência incontornável para as pesquisas em história da linguística.

Texto completo:

PDF

Referências


ALTMAN, Maria Cristina. A Pesquisa Linguística do Brasil (1968-1988). São Paulo: Humanitas, 1998.

AUROUX, Sylvain. A questão da origem das línguas, seguido de A historicidade das ciências. Campinas: RG, 2008.

__________. A revolução tecnológica da gramatização. Campinas: Unicamp, 2009.

CALVET, Luis-Jean. Las políticas linguísticas. Buenos Aires: Edicial, 1997.

CANGUILHEM, Georges. O objeto da História das Ciências. Estudos de História e Filosofia das Ciências. Tradução Abner Chiquieri. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012. p. 1-16.

COOPER, Robert L. La planificación lingüística y el cambio social. Tradução José María Perazzo. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

KOERNER, Konrad. Quatro décadas de historiografia linguística: estudos selecionados. Vila Real: Centro de Estudos em Letras, Univ. de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2014. Disponível em: .

PINTO, Edith Pimentel. Introdução. In: PINTO, Edith Pimentel (Org.). O Português do Brasil: textos críticos e teóricos vol. 2: 1920-1945 – Fontes para a teoria e a história. São Paulo / Rio de Janeiro: EdUSP / Livros Técnicos e Científicos, 1981. p. XIII–LII.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.