O ESPAÇO ASPECTUALIZADO EM MAGNETAR

Vania Luiza Cirilo

Resumo


O presente trabalho se compõe de uma análise sobre o tratamento do espaço no romance gráfico intitulado Astronauta:Magnetar,de Danilo Beyruth, que faz parte do selo Graphic MSP que relê personagens do desenhista Mauricio de Sousa. A pesquisa é elaborada a partir da teoria semiótica, abordando a sintaxe do nível discursivo, o patamar mais superficial e complexo dos três níveis do percurso gerativo da significação. Mais especificamente, analisa-se a categoria de espaço sob os aspectos enunciativos, como a instauração do espaço referenciado por um aqui, as lembranças relatadas de um e a contraposição de ambos os espaços.No enredo do corpus analisado, existem dois espaços que se opõem: o do espaço sideral (real e instaurado por um aqui) e o da fazenda (memorial e constituído de um lá). A partir daí, apontam-se os empregos de movimentos simples e complexos, relacionados à direcionalidade e ao englobamento, como formas de construção do sentido do texto. A aspectualização do espaço é uma parte da pesquisa sobre a solidão que tem como objetivo investigar como os aspectos relacionados à solidão se desenvolvem para constituir as forias no texto de Magnetar. O âmbito rememorado da fazenda é visto por uma descontinuidade eufórica, demonstrada pelo harmonioso convívio com a vida da natureza. Já os perigos do espaço extraterrestre compõem um lugar de descontinuidade disfórica, exposto pela esterilidade da ambientação espacial. A solidão percorre a narrativa e se evidencia na contraposição dos dois espaços: o primeiro é um lugar de união com o outro, tanto com a vida natural, como com a vida familiar; o segundo é um lugar de falta do outro, explorado pelo distanciamento da família, dos amigos e de qualquer ser vivo.


Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. 4ª ed. São Paulo: Ática, 2005.

BEYRUTH, Danilo. Astronauta: magnetar. Barueri: Panini, 2014.

BEYRUTH, Danilo. Necronauta: o soldado assombrado e outras histórias. 2ª ed. Campinas: Zarabatana Books, 2015.

FIORIN, José Luiz. A semiótica discursiva. In: LARA, Glaucia Muniz Proença; MACHADO, Ida Lucia; EMEDIATO, Wander (Orgs). Análises do discurso hoje. Vol. 1. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008, p. 121-144.

FIORIN, José Luiz. Da necessidade da distinção entre texto e discurso. In: BRAIT, Beth; SILVA, Maria Cecília Souza e. (Orgs.) Texto ou discurso? São Paulo: Contexto, 2012, p. 145-165.

FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 2016a.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. 15ª ed. São Paulo: Contexto, 2016b.

GOMES, Regina Souza. Aspectualização pela análise de textos. (Org.) Rio de Janeiro: UFRJ, 2014. E-book.

GREIMAS, Algirdas Julien. Semântica estrutural. Tradução de Haquira Osakabe e Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 1966.

GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. Tradução de Alceu Lima et al. São Paulo: Cultrix, 1979.

GREIMAS, Algirdas Julien; FONTANILLE, Jacques. Semiótica das paixões: dos estados de coisas e aos estados de alma. Tradução de Maria José Rodrigues Coracini. São Paulo: Ática, 1993.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.