O PAPEL SOCIAL DO PROFESSOR CONSTRUÍDO NOS CURSOS DE LICENCIATURA: UMA RELEITURA DA FORMAÇÃO DOCENTE EM LETRAS-ESPANHOL

Mirian Ferreira Grees

Resumo


Nos últimos anos, temos visto um crescente debate acerca dos currículos, principalmente na área de educação/pedagogia. Apesar disso, o currículo de Letras-Espanhol ainda é pouco problematizado ou refletido. Neste trabalho, ainda inicial, propusemo-nos a refletir sobre o papel social do docente de Letras a partir de leituras de documentos como a Resolução CNE/CP nº 1 de 2002, que institui diretrizes para os cursos de licenciatura em nível superior, como também das análises de relatos coletados dos coordenadores dos cursos de Letras-Espanhol de três universidades do Estado do Rio de Janeiro: UFF (Universidade Federal Fluminense), UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Dentre os objetivos da pesquisa estão: observar como se caracteriza o ensino na formação docente em Letras – Espanhol; refletir sobre o papel social dos professores de Letras; observar as mudanças após as reformas das licenciaturas através dos currículos das universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro; perceber, a partir desse material, o que as instituições tendem a privilegiar ou destacar na formação docente; contribuir para a manutenção dos sentidos produzidos nas licenciaturas de Letras-Espanhol. Para tanto, alguns referenciais teóricos serão utilizados, tais como: “Análise de texto de comunicação” de Maingueneau (2004); “Arqueologia do saber” de Foucault (2008); La trayectoria de la enseñanza de español en Río de Janeiro: Reconstrucción de una memoria de Bevilaqua (2005); “Qual política linguística? Desafios glotopolíticos contemporâneos” de Lagares (2018); os conceitos de Tadeu (2001 – 2009), que trata das teorias críticas do currículo em diversas perspectivas, trazendo reflexões sobre as relações de poder vinculadas à seleção curricular. Dessa maneira, espera-se contribuir para uma formação docente mais crítica e preocupada com as necessidades dos alunos do ensino básico. Como a pesquisa ainda está em desenvolvimento, serão apresentados os motivos que me levaram ao trabalho com o currículo, assim como os possíveis processos teóricos e metodológicos que serão utilizados.

Texto completo:

PDF

Referências


BEVILAQUA, Cecilia. La trayectoria de la enseñanza de español en Río de Janeiro: Reconstrucción de una memoria. 2005. Monografia (Licenciatura em Letras-Espanhol) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de abril de 2002.

DEUSDARÁ, Bruno. Fazendo Planos para Educação: políticas de linguagem e processos de subjetivação. 2011. 269 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

LAGARES, Xóan. Qual política linguística? Desafios glotopolíticos contemporâneos. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2018.

MAIGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. 4. Ed. Trad.de Cecília P. de Souza e Décio Rocha. São Paulo: Cortez, 2004.

ROCHA, D.; DAHER, D.C. Afinal, como funciona a Linguística Aplicada e o que ela pode se tornar?. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online). Vol. 31, 2015.

SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. – 2. Ed.- Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

_____________________. Documentos de identidade: uma introdução as terias do currículo . – 3 ed -. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SOUZA. Alice Morais Rego de. Reforma de Licenciaturas em Letras-Espanhol: discursividades em disputa por sentidos de formação. 2013. 169 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.