O PROCESSO INTERACIONAL EM MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)

Maria Filomena Rego

Resumo


Este trabalho visa a analisar o papel da linguagem empregada em aulas de Educação aDistância (EaD) de disciplinas de diferentes áreas do conhecimento de um curso deensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A análise se deteve no materialdidático impresso. O objetivo é elencar os recursos linguísticos que caracterizam asmarcas de interlocução empregadas pelo professor autor da aula, para conduzir oprocesso de aprendizagem. Este estudo se apoia nos conceitos de aprendizagem comoprática social mediada pela linguagem (VYGOTSKY, 1984); de alteridade edialogismo (BAKHTIN, 2011) e no referencial teórico da Semiolinguística(CHARAUDEAU, 2009), em especial os conceitos de situação comunicativa, de sujeitoe de modos de organização do discurso. O estudo apontou para uma correspondênciaentre os atos de linguagem presentes no material analisado e os atos de linguagemcomuns ao gênero aula, incluindo os elementos de oralidade. Consideramos talcomportamento evidência de uma estratégia de aproximação entre os interlocutores doato comunicativo que simula a presença física do professor na cena discursiva. Talaproximação faz-se necessária para promover a interação e, assim, conduzir o processode ensino e aprendizagem.

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