‘CASO JOÃO HÉLIO’: A INTENSIDADE DA COBERTURA DA REVISTA VEJA E SUAS ESTRATÉGIAS DE ENUNCIAÇÃO

Marcos Kalil Filho

Resumo


A cobertura midiática de casos de violência urbana na primeira década do século XXIchama a atenção por suas estratégias para mobilizar o enunciatário previsto em torno de umanarrativa passional do ocorrido. O “Caso João Hélio”, no qual a vítima é arrastada por um longotrecho, ao ter o carro de sua mãe roubado e não ter tempo de sair do veículo, foi amplamenteabordado pelos meios de comunicação. A revista Veja produziu, em 2007, uma reportagem especialdetalhando o incidente e estabelecendo inimigos e soluções para o que aponta ser um sinal da“iminente derrocada da civilização”. A Semiótica permite analisar as estratégias de enunciação pormeio não só do percurso gerativo de sentido, mas também da Semiótica Tensiva. Reconhecer no textoem análise as narrativas pressuposta e projetada, assim como perquirir o fazer missivo dos programasnarrativos propiciam uma avaliação abrangente da publicação.

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