GSHOW: A TRANSMIDIAÇÃO COMO AÇÃO ESTRATÉGICA NOS CONTEÚDOS FICCIONAIS DA GLOBO

Jéssica de Oliveira da Silva

Resumo


O desenvolvimento tecnológico impulsionou a atualização de antigos formatos para as chamadas “novas mídias”, que, cada vez mais, permitem a sincretização de funções que antes eram dadas por meios distintos. Essas novas tecnologias midiáticas permitiram às empresas veicularem seus conteúdos através de vários canais ao invés de uma única plataforma de mídia, conforme explicitado por Henry Jenkins em Cultura da Convergência. Através desse breve panorama, apresenta-se o objeto desta pesquisa, o Portal GShow, que veicula na Internet conteúdos transmidiáticos referentes à teledramaturgia da Rede Globo de Televisão. Sabendo que a narrativa transmídia se desdobra por meio de diferentes plataformas de mídia, “com cada texto novo contribuindo de maneira distinta e valiosa para o todo” (JENKINS, 2009, p.138), pretende-se, através da Teoria Semiótica, operando com o nível da estratégia proposto por Jacques Fontanille (2007), analisar a experiência transmídia enquanto ação estratégica, observando em profundidade os conteúdos relacionados à ficção disponíveis no site www.gshow.globo.com.

O desdobramento da narrativa num projeto transmidiático pode implicar uma interação estratégica de tipo manipulatório, em que é necessário um fazer persuasivo por parte da imagem complexificada do enunciador pressuposto com relação ao enunciatário visado. De acordo com Landowski (2014, p.26-27), esse tipo de interação baseia-se num princípio de intencionalidade e se realiza por duas séries de procedimentos, a tentação e/ou ameaça e a lisonja e/ou provocação. Essa estratégia é observável no Portal Gshow, por exemplo, com relação à novela teen Malhação, em que o enunciatário é tentado, com a possibilidade de ter sua ideia gravada e passando na novela, a escrever uma fanfiction de acordo com o tema dado previamente no site. Desta forma, o que se pretende nessa pesquisa é catalogar e classificar a experiência transmídia em conteúdos ficcionais veiculados no GShow, que constitui o corpus desse trabalho.

 

PALAVRAS-CHAVE: transmídia, estratégia, teledramaturgia, semiótica.


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