REENUNCIAÇÃO NO DISCURSO DAS MÍDIAS: UMA ABORDAGEM SEMILINGUÍSTICA

Teresinha Souto de Azevedo Campos

Resumo


Neste trabalho, serão discutidas falas proferidas por políticos – passíveis de destacabilidade e reenunciadas pelo Jornal O Globo por meio de manchetes narrativas publicadas na capa do jornal em setembro de 2014. Propõe-se, nesta pesquisa, analisar a construção dos sentidos que emergem desses enunciados retextualizados, no domínio midiático, com acentuada frequência de inserções de verbos dicendi – introdutores de fala reportada de supressões e de substituições lexicais nas falas propriamente ditas. Consideradas mais do que meras citações reenunciadas, as declarações destacadas de seu texto original sofrem adulterações, produzindo um efeito de sentido que interfere no resultado da leitura, fato que motiva questões latentes como: O que leva determinados textos a serem transformados em outros? Quais os efeitos de sentido produzidos nessas operações sob análise? No bojo dessas indagações, analisaremos a construção dos sentidos das falas reenunciadas como manchetes jornalísticas com base na teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau e no estudo da sobreasseveração proposto por Dominique Maingueneau, com apoio no conceito de contrato de comunicação midiático. Metodologicamente, verificaremos as citações retextualizadas a partir da recorrência de verbos dicendi, como recurso de informação e de pretensa neutralidade, e as construções linguísticas introduzidas por esses verbos, no âmbito das sobredeterminações do contrato comunicativo midiático de O Globo. Entendemos que é necessário saber ler criticamente e adquirir um procedimento de interpretação que implique questionamentos, como um processo que faz descobrir o não dito, o oculto, as significações possíveis que se encontram por trás das aparências dos ditos. Espera-se que o leitor compreenda a configuração verbal, segundo a relação forma-sentido situada, e interprete o conjunto com base em inferências, seja dos implícitos ligados aos valores ideológicos do sistema jornalístico focalizado, seja da intenção latente por parte dos sujeitos comunicantes.

 

PALAVRAS-CHAVE: Falas destacáveis, Reenunciação, Sobreasseveração, Manchete jornalística, Semiolinguística.


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