AS IDENTIDADES DOS ALUNOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL

Bruna Maria Silva Silvério

Resumo


Este artigo visa apresentar a pesquisa do Doutorado que está em andamento. Tal pesquisa tem como tema a identidade dos alunos nos livros didáticos de espanhol. Para sua realização, serão analisadas coleções de livros didáticos aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) desde 2011, quando ocorreu a primeira edição do PNLD que incluiu as línguas estrangeiras (espanhol e inglês) no processo de avaliação e distribuição de LDs aos estudantes das escolas públicas. Assim, o trabalho visa a identificar as questões de identidade nos textos e atividades dos livros selecionados, verificar de que forma são construídas as identidades dos alunos nos enunciados do LD, além de observar se o tema modifica-se de uma coleção a outra. Com relação à fundamentação teórica, referente às questões identitárias será preciso tomar como referência os principais autores que abordam o tema de cultura, identidade e ensino, a partir de uma perspectiva discursiva, como Woodward (2011), Hall (2011), Coracini (2007) e Silva (2011). Para a realização da análise dos enunciados, o trabalho se fundamentará em perspectivas discursivas, baseando-se em autores que tomam a linguagem enquanto construção social, como Bahktin (2011), principalmente no que diz respeito aos gêneros do discurso e ao dialogismo,-  e Maingueneau (2011), focando-se nas suas propostas de análise discursiva. Ao longo do trabalho, pretende-se fazer uma análise de cada coleção selecionada, entendendo que a linguagem está totalmente relacionada ao social e que o discurso não é só uma forma de representação do contexto social-histórico, mas que também, segundo Maingueneau (2011), é uma forma de ação sobre o outro.

PALAVRAS-CHAVE: livro didático, identidades, espanhol, análise discursiva.


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