ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO EM SITUAÇÃO DE CONTATO EM CONTEXTO ESCOLAR: OS ALUNOS INDÍGENAS TICUNA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS-UEA
Resumo
Nesta pesquisa, em andamento, tratamos do contato entre a língua portuguesa e a língua ticuna, uma língua autóctone, caracterizada como tonal que, considerada isolada e portadora de complexidades do ponto de vista linguístico (complexidades fonológicas e sintáticas), é falada por uma grande população que vive na região amazônica e se distribui por três países: Brasil, Colômbia e Peru. A comunidade indígena de Umariaçú, localizada no Município de Tabatinga-Amazonas, possui uma população de 7.396 ticuna (SIASI,2015), de onde advêm boa parte dos alunos indígenas do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga, da Universidade do Estado do Amazonas, público alvo desta pesquisa, que através da Lei de Cotas têm seus direitos assegurados quanto ao ingresso na Educação Superior. O objetivo é identificar cultural e socialmente os interlocutores/alunos indígenas que estão em contexto educacional urbano. O enfoque desse estudo será delimitado no uso funcional das línguas (ticuna e portuguesa) em contexto escolar, para tanto a metodologia utilizada é qualitativa, de cunho etnográfico, através do procedimento da observação participante. O referencial teórico é delimitado por Calvet (2000,2002), Bortoni-Ricardo (2004) e Savedra (2009).
PALAVRAS-CHAVE: línguas em contato, bilinguismo, identidade e representação linguística.
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