EDUCAÇÃO PLURILÍNGUE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CAMINHOS E PERCALÇOS
Resumo
Este trabalho pretende situar a educação plurilíngue na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, voltando-se para a formação docente. Tendo como base as noções trazidas por Garcia (2009), Cooper (1989) e Gajo (2006), nosso objetivo é lançar um olhar crítico sobre as formações desenvolvidas especificamente na comunidade escolar do CIEP 449 Leonel de Moura Brizola Brasil-França. Sendo esse estabelecimento escolar fruto da parceria entre a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e a Académie de Créteil, com o apoio do Consulado Geral da França no Rio, almejamos averiguar os sujeitos atuantes nessa política de aperfeiçoamento docente e as possíveis ideologias e disputas políticas que envolvem essas ações. Pretendemos, ainda, explanar a questão da incipiente formação docente especializada nessa modalidade de ensino, principalmente no que diz respeito aos professores das chamadas Disciplinas Não Linguísticas. Se, segundo Garcia (2009), no século XXI não é mais possível conceber um tipo de ensino que não passe pelo plurilinguismo, é preciso que haja maior aproximação entre as universidades e as escolas, de forma não só a melhor preparar os futuros docentes, mas também a promover um espaço de discussão acerca dessa modalidade de ensino, promovendo inclusive formações contínuas aos docentes já inseridos no magistério.
Palavras-chave: Ensino plurilíngue, políticas linguísticas, formação de professores.
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