OS SECUNDARISTAS E A (RE) SIGNIFICAÇÃO DO ENSINO DE LITERATURA

Daniela Aguiar Barbosa

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo investigar a forma de recepção procurada por jovens discentes de escolas públicas de Ensino Médio, que possa provocá-los a encontros substanciais com a literatura, ao mesmo tempo, que lhes ofereçam sentidos que possam ser incorporados às suas próprias experiências vitais. A busca por respostas me levou a trilhar um percurso de aproximação com jovens secundaristas que participaram efetivamente do processo de ocupação de escolas no município do Rio de Janeiro e Campos dos Goytacazes. Para além das reivindicações apresentadas, o movimento protagonizado por eles deflagrou uma série de ações e escolhas afetivas que nos permitem repensar o atual ensino de literatura em escolas públicas de Ensino Médio. A luta contra o assujeitamento, a experimentação coletiva, os desejos depreendidos nas ações culturais e a potência para agir são alguns dos pontos a serem considerados. A reflexão aqui apresentada, que traça uma inter-relação entre ética, estética, política e prática pedagógica, é fruto de uma investigação ainda em processo e têm como fundamentação textos teóricos de Spinoza, Gilles Deleuze, Tzevan Todorov, entre outros, que versam sobre afeto, ensino de literatura e sentido.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Literatura, Afeto, Potência, Sentido

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