PULE E ISF: AÇÕES DE POLÍTICAS LINGUÍSTICAS UNIVERSITÁRIAS EM CONTEXTO DE INTERNACIONALIZAÇÃO ACADÊMICA
Resumo
No contexto de globalização e de internacionalização do ensino superior, em que cada vez mais estamos em contato com outras línguas e culturas além das fronteiras, ter competência comunicativa em línguas estrangeiras se tornou essencial. No Brasil, as políticas linguísticas vigentes reconhecem a importância da aprendizagem das línguas estrangeiras. Contudo, o ensino de línguas no espaço escolar nem sempre ocorre de maneira eficaz. Considerando esse déficit no ensino de línguas estrangeiras na educação básica e diante da necessidade da competência comunicativa em língua estrangeira no processo de internacionalização, a Universidade Federal Fluminense (UFF) adotou duas políticas linguísticas universitárias para o ensino de línguas estrangeiras no espaço acadêmico: o Programa de Universalização das Línguas Estrangeiras (PULE) e o Inglês sem Fronteiras (IsF). O propósito desse trabalho é avaliar o impacto dessas políticas linguísticas universitárias implementadas para a promoção do ensino de línguas estrangeiras na universidade pública considerando o processo de internacionalização. Para isso, nos amparamos nos conceitos de política linguística (CALVET, 2007; COOPER, 1997; GRIN, 2002), internacionalização (KNIGHT, 2002) e competência comunicativa (HYMES, 1972). A presente pesquisa está em andamento, desta forma serão apresentados neste trabalho os resultados parciais.
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