AQUISIÇÃO DE MODIFICADORES DE GRAU E SENTENÇAS COMPARATIVAS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO

Thamyres Gonçalves Gomes

Resumo


Neste artigo pretende-se analisar a aquisição de adjetivos e construções com modificadores de grau e comparativas em Português Brasileiro (PB) do ponto de vista da Semântica Formal. Para tanto são feitas análises de áudios gravados com duas crianças com faixa etária entre 18 e 36 meses. O objetivo deste trabalho é fazer um levantamento dos adjetivos nas produções dessas crianças, com vistas a separá-los em classes (graduáveis e não graduáveis) e observar a ordem / estrutura das palavras (nome-adjetivo / adjetivo-nome / predicativa). Além disso, será feito um levantamento das construções com modificador de grau e comparativas. O estudo feito é do tipo longitudinal, em que são coletados dados em uma díade criança/ adulto, em áudios de 10 a 15 min semanais de fala espontânea. A hipótese deste trabalho é que crianças mesmo em fase inicial de aquisição da linguagem (AL), já utilizam em suas produções adjetivos graduáveis e não graduáveis, além de utilizar modificadores e expressões comparativas. O trabalho é justificado por haver poucas investigações em estudos de AL sob a ótica da Semântica Formal.

PALAVRAS-CHAVE: Aquisição da linguagem; Semântica Formal; Adjetivos graduáveis e não graduáveis.


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