ABRA A FELICIDADE: UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DE PEÇAS PUBLICITÁRIAS DESENCANNADAS

Camilla Ramalho Duarte

Resumo


A presente pesquisa tem por objetivo analisar uma peça publicitária fictícia, criada pelo site de humor Desencannes, tentando decifrar quais são as estratégias linguístico-discursivas colocadas em jogo pelos sujeitos enunciadores de tal discurso, a fim de tornar seus leitores cúmplices do que foi dito. Para isso, recorrer-se-á a alguns conceitos da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, cunhada por Patrick Charaudeau, tais como Sujeitos do Ato de Linguagem, Contrato de Comunicação e Visadas Discursivas. Também far-se-á uso de alguns estudos relativos às publicidades canônicas, propostos por Rosane Monnerat (2003), Nelly de Carvalho (1996) e Alexandra Guedes Pinto (1997), com o intuito de estabelecer quais foram as estratégias publicitárias mimetizadas pelo discurso desencannado e quais foram, por sua vez, aquelas colocadas em xeque. Portanto, à medida que se esmiúça o referido discurso, é possível perceber que se trata de um texto singular, posto que desconstrói o universo do sério criado pelo fazer publicitário canônico, afinal, quebra paradigmas, burla lugares-comuns e estabelece uma nova maneira de fazer humor por meio da publicidade.

PALAVRAS-CHAVE: semiolinguística, Desencannes, publicidade.


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