O SAMBA COMO ELEMENTO DE IDENTIDADE BRASILEIRA NO CONTEXTO DE ENSINO DE PORTUGUÊS DO BRASIL PARA ESTRANGEIROS
Resumo
A partir da análise de materiais didáticos, propomo-nos a investigar a interação entre língua e cultura no âmbito do ensino de Português do Brasil para Estrangeiros, doravante PBE. Focamos nosso estudo no uso do gênero musical samba, entendendo ser possível, a partir dele, explorar aspectos referentes à língua portuguesa, além de compreender uma face da identidade brasileira. Partindo do pressuposto de que o samba é um arquivo social, linguístico e cultural, analisamos três livros didáticos adotados em cursos de idiomas do estado do Rio de Janeiro. Torna-se essencial realizar esta pesquisa voltada à área de contato linguístico, de modo a questionar a relação entre os conteúdos dispostos nos materiais didáticos, refletindo sobre os discursos que fazem parte da construção de saberes, além de avaliar o processo de construção da identidade linguística do estrangeiro e percepção do contexto cultural. Como objetivos específicos, buscamos identificar estereótipos acerca do brasileiro, analisar a função do samba como recurso didático e contribuir para os estudos de PBE, sugerindo reflexão sobre suas práticas pedagógicas. A base teórica de nossa pesquisa destaca os conceitos de cultura, identidade e interculturalidade no ensino de língua estrangeira, discutidos por autores como Raymond Williams e Denys Cuche. Nossa metodologia segue o formato de análise qualitativa, de cunho exploratório. Toda associação possível ao contexto do samba é considerada no presente estudo, ainda que não seja explícita. Como análise-piloto, apresentamos observações sobre o manual didático “Bem-vindo! A língua portuguesa no mundo da comunicação”. Com autoria assinada por Maria Harume de Ponce, Silvia Andrade Burim e Susanna Florissi, o livro faz seis alusões ao samba, entre as quais se encontram imagens do Carnaval e explanação histórica. Verificamos, inicialmente, uma presença considerável de elementos relacionados ao gênero musical samba, ora com consistentes abordagens, ora com tendências à sua subutilização ou reforço de estereótipos.
PALAVRAS-CHAVE: Português do Brasil para Estrangeiros, Samba, Identidade.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.