“SER OU NÃO SER: EIS A QUESTÃO”- PROFESSORES E DISCURSO PEDAGÓGICO NAS PÁGINAS DA REVISTA DO ENSINO.
Resumo
Este trabalho objetiva compreender o funcionamento do discurso pedagógico e o imaginário construído em torno da figura docente através dos conteúdos publicados na Revista do Ensino entre 1925 e 1930. Utilizamos como suporte teórico a Análise de Discurso (PÊCHEUX e ORLANDI) e para compreensão das condições de produção a História da Educação (FARIA FILHO e BICCAS). No final do século XIX, existiam debates no Brasil sobre a necessidade de se adotar métodos de ensino atualizados, consoante a perspectiva de países tidos como modernos. Com a ascensão republicana ao poder, estas discussões ganham força, sendo defendido o apagamento das formas de ensino anteriores e a construção de um novo modelo cujo pilar seria a escolarização em nível primário. Neste contexto político pedagógico, em Minas Gerais, houve a criação e difusão dos Grupos Escolares bem como o investimento na formação da professora. Precisava-se construir um novo lugar para docência e a alternativa encontrada pelo governo mineiro foi a Revista do Ensino. Procuraremos compreender o papel da Revista do Ensino no processo de escolarização da infância e sua atuação na fundamentação das reformas educacionais ocorridas em Minas Gerais. Até o momento observamos na Revista um movimento de mudança no discurso pedagógico que passa pela manualização da prática das professoras dos Grupos Escolares mineiros. Nesse sentido vemos a revista funcionar como um instrumento linguístico.
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