A LÍNGUA COLOQUIAL IRÔNICA DA LITERATURA POP ALEMÃ DA DÉCADA DE 1990 NA OBRA “GENERATION GOLF”

Carina Santos Corrêa

Resumo


A Literatura Pop alemã da década de 1990 tem início oficial com a publicação da obra “Faserland”, escrita pelo jornalista Christian Kracht, e é identificada como um movimento linguístico-literário revolucionário de reação social aos acontecimentos de grande repercussão histórica como a queda do Muro de Berlim, a dissolução do bloco comunista, o fim da Guerra Fria e a Reunificação Alemã. Estes acontecimentos de grande importância histórico-política favoreceram a introdução de uma nova ordem capitalista mundial através da globalização. A Literatura Pop alemã é uma literatura direcionada para o povo. Dessa forma, é uma literatura não canônica representada por intermédio de uma língua escrita informal, coloquial na sua essência, com traços de ironia e tom de crítica e denúncia, e que inclui no seu repertório teórico não apenas os temas, mas também a maneira de expressão linguística próprios da juventude. Com sua língua de natureza comunicativa livre, como a da língua falada, funciona, ainda, como uma forma de registro histórico desinstitucionalizado dos efeitos do fenômeno econômico-político da globalização em toda a Europa. O objetivo desta pesquisa se concentra em analisar a língua coloquial irônica na terceira obra consagrada da Literatura Pop, “Generation Golf”, pela perspectiva da Sociolinguística, ao tratar da questão da identidade linguística, e pela perspectiva da Teoria dos atos de fala, ao tratar da ironia como ato de fala indireto, pelo viés da Linguística Pragmática

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