A CONCEPTUALIZAÇÃO DO AMOR NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
Resumo
Nesta pesquisa, investigamos a conceptualização do amor no discurso publicitário, a partir da análise das metáforas conceptuais presentes em propagandas relacionadas ao Dia dos Namorados. Como corpus de estudo, selecionamos vinte ocorrências de usos textuais do gênero publicidade e constatamos que em todos os exemplares analisados houve a presença de, pelo menos, uma expressão linguística metafórica licenciada por metáfora conceptual. Desta maneira, buscamos, a partir das evidências linguísticas, analisar o sistema metafórico sobre o amor e a forma como ele se realiza na linguagem publicitária, observando também a maneira com que a metáfora pode ser influenciada pela cultura ao mesmo tempo em que é um instrumento de difusão de ideais. Os resultados desta pesquisa indicam que a conceptualização do amor se apresenta mais recorrente a partir de metáforas ontológicas, em que o amor (conceito abstrato) é compreendido como uma entidade (conceito concreto); além disso, nota-se que o amor, no discurso publicitário, em geral, é apresentado de maneira positiva, refletindo o sistema cognitivo de raízes culturais que impera no universo publicitário. Ademais, apoiamo-nos teoricamente nas contribuições advindas da teoria da Metáfora Conceptual defendida por Lakoff e Johnson (1980) e colaboradores.
PALAVRAS-CHAVE: Metáfora Conceptual, Expressões Linguísticas Metafóricas, Discurso Publicitário.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.