A COR DA PROPAGANDA: ANÁLISE SEMIÓTICA DAS PUBLICIDADES DESTINADAS A MULHERES BRANCAS E NEGRAS

Larissa Sardinha Rangel

Resumo


A questão propulsora para o presente estudo é a investigação de possíveis diferenças presentes na publicidade de cosméticos (nesta análise, analisaremos xampus, especificamente) destinados a mulheres brancas e negras. Para tal, foram selecionadas amostras de publicidade encontradas no website da marca Seda, pioneira na produção de produtos capilares. Objetiva-se explicitar as estratégias semióticas utilizadas, bem como dissecar alguns mecanismos semióticos, procurando responder como os efeitos de sentido se constroem em tais peças publicitárias, lançando mão da semiótica greimasiana (também chamada semiótica francesa), seu caráter imanentista e seu percurso gerativo de sentido, e promovendo uma breve incursão nas novas perspectivas semióticas, com uma análise também do plano de expressão. Pretende-se, assim, visualizar um dos aspectos da questão da representatividade/representação de um grupo considerado minoritário na mídia publicitária brasileira. Este trabalho, por estar em andamento, pressupõe um desdobramento mais aprofundado nas questões acima propostas, com uma expansão dos objetos a serem analisados.

PALAVRAS-CHAVE: semiótica; mulher; publicidade; cosméticos; identidade.

 


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