UMA ANÁLISE DO DISCURSO POLÍTICO NA MÍDIA TELEVISIVA: AÉCIO NEVES E DILMA ROUSSEFF EM DEBATE- 2014

Ariana da Rosa Silva

Resumo


Este artigo tem como objetivo trazer notícias de nossa dissertação de mestrado que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem na Universidade Federal Fluminense, sob orientação da Profª Drª Bethania Sampaio C. Mariani. Nossa pesquisa está filiada à Análise do Discurso de perspectiva francesa, com base em estudos de Michel Pêcheux e que foi desenvolvida por Eni Orlandi no Brasil. Nosso trabalho consiste em analisar o discurso político dos presidenciáveis Aécio Neves do PSDB e Dilma Rousseff do PT no primeiro e último debates na campanha de 2014, o primeiro transmitido pela Rede Bandeirantes e o último transmitido pela Rede Globo. O principal objetivo é analisar como são produzidos os efeitos de verdade nos enunciados, ou seja, que efeitos de sentido são produzidos nesses discursos, uma vez que “o objetivo da Análise do Discurso é descrever o funcionamento do texto, em que o trabalho do analista é mostrar os mecanismos dos processos de significação que presidem a textualização da discursividade” (ORLANDI, 2008, p. 23).

PALAVRAS-CHAVE: Análise do Discurso; Discurso Político; Debates; Presidenciáveis 2014


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.