DO ESCRITO AO ORAL: A INSTÂNCIA DA LETRA NO INCONSCIENTE

Ana Claudia Moraes Merelles Bezz

Resumo


O presente trabalho tem como tema principal a investigação da passagem do oral ao escrito, considerando a instância da letra no inconsciente. Como eixo teórico, adotaremos as formulações de Michel Pêcheux (1938-1938) e da Psicanálise, a partir de Freud (1856-1983)  e Lacan (1901-1981). O objetivo principal é problematizar a função da letra de acordo com a orientação lacaniana e da leitura do texto freudiano, marcando a diferença do que vem a ser a letra do alfabeto e a letra enquanto instância, fundadora do psiquismo. Para um maior aprofundamento desta temática enfatizaremos o momento do aprendizado da escrita do nome próprio. Com esse recorte, intencionamos discutir e entrelaçar a questão da letra e do significante em Lacan 2003[1961]), bem como a função do nome próprio na constituição subjetiva. Com relação ao aparato teórico da Análise do Discurso, pretendemos mobilizar, com maior ênfase, dois trabalhos do filósofo Pêcheux que consideramos importantes para o diálogo com o tema proposto. São eles: Semântica e Discurso (2009[1988]) e O Discurso, estrutura ou acontecimento (1990[1983]). No que diz respeito ao ensino de Lacan, privilegiaremos as construções teóricas acerca da letra, do traço unário e do nome próprio em O Seminário, livro 9, A Identificação (1961-1962) realizada na Unidade Municipal de Ensino Vasconcelos Torres, onde realizamos encontros semanais com alunos e professores com o intuito de acompanhar crianças na faixa etária entre quatro e cinco anos que estão se debruçando sobre os primeiros traçados do nome próprio.

PALAVRAS-CHAVE: oral; escrito; letra; nome próprio


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