DO COTIDIANO PROFISSIONAL À SALA DE AULA: UM ESTUDO SOBRE AS ARTICULAÇÕES ENTRE DISCURSOS DO TRABALHO E PRÁTICAS DOS ESTUDANTES DO PROGEST

Hasla de Paula Pacheco

Resumo


O presente texto apresenta, em linhas gerais o projeto de pesquisa de doutorado que pretende analisar como as práticas de linguagem se relacionam com a formação dos saberes profissionais no/do trabalho dos estudantes trabalhadores matriculados no Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia - PROGEST. Tendo em vista a realização desse objetivo e diante dos enfrentamentos e travessias da educação dostrabalhadores no Brasil, propomos por meio da abordagem teórico-metodológica da análise crítica do discurso (ACD), uma investigação que envolve o diálogo entre linguagem e trabalho na intersecção entre perspectiva discursiva e a perspectiva ergológica.  Para isso, partimos dos pressupostos teóricos de autores como Fairclough, Van Djik, Magalhães, Resende e Ramalho,referentes à ACD, buscando estabelecer um diálogo entre esses pressupostos e o referencial teóricosobre trabalho, na perspectiva de Kuenzer e Frigotto. Dessa forma, visamos à realização de umestudo de caso baseado nos procedimentos e ferramentas metodológicas da observação e entrevistas, procurando, a partir da observação de uma situação de trabalho de estudantes do PROGEST, indícios de como  a aprendizagem, mudanças e desenvolvimento  da linguagem ocorreram (ou deixaram de ocorrer) sob a influência das práticas na e pela situação de trabalho.Nesse sentido, as questões que nos induziram a realizar esta pesquisa foram: 1) Como a investigação do discurso, em sua materialidade verbal e/ou não verbal, pode fomentar o diálogo teórico-metodológico na relação entre linguagem e trabalho? 2)Quais corpus discursivos constituídos de dizeres dos educandos evidenciam mudanças/ressignificações   nas práticas discursivas a partir das experiências no cotidiano escolar/profissional dos estudantes trabalhadores?3) Como a análise de práticas de linguagem pode ajudar no reconhecimento das situações de ressignificação de valores, saberes e experiências na atividade de trabalho? Essa análise vai articular descrição, interpretação e teorização, visando a perceber como se revelam, na materialidade do discurso, as intencionalidades e ideologias desses sujeitos trabalhadores e seus impactos nos processos de escolarização.

 

Palavras-chaves: Praticas discursivas; Trabalho; Discurso

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