METÁFORAS NO JORNALISMO: RECURSO ESTÉTICO OU NECESSIDADE DISCURSIVA?
Resumo
Este trabalho visa discutir o conceito de metáfora e a sua utilização em textos jornalísticos. Pretende-se verificar se o uso da metáfora nos gêneros jornalísticos, que a princípio se propõem à objetividade, corresponde a um recurso estético ou serve a um propósito argumentativo. Para isso, serão analisados textos jornalísticos sob o viés da metáfora conceptual proposta por Lakoff e Johnson (1980 [2003]), não sem antes construir um panorama da evolução da noção de metáfora, que por muitos séculos foi considerada apenas um recurso estético, encontrada especialmente na poesia. Esses autores afirmam que o recurso metafórico faz parte da linguagem e do pensamento do dia a dia e está muito mais presente do que se é percebido. Sendo assim, será necessário nesta pesquisa abordar as diferentes noções de subjetividade e objetividade e de linguagem figurada e literal, uma vez que esses conceitos muitas vezes se sobrepõem em se tratando de metáfora. Em termos gerais, metáfora diz respeito à transferência cognitiva de um domínio-fonte (mais concreto) para um domínio-alvo (mais abstrato). Como instanciação de metáforas conceptuais, a linguagem metafórica é, em grande parte, inconsciente, estando entranhada não só na linguagem, mas no pensamento e na ação. Seu uso deliberado, no entanto, pode ser visto como um recurso relevante para o desenvolvimento da argumentação (VEREZA, 2010). Sendo assim, embora de forma nem sempre perceptível ao olhar não teoricamente informado, o uso da metáfora em textos jornalísticos parece ser frequente, e investigá-lo, portanto, é o objetivo deste projeto.
PALAVRAS-CHAVE: Metáfora conceptual, argumentação, texto jornalístico.
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