ESTRATÉGIAS DE UMA REENUNCIAÇÃO SEMIFIEL NO COTIDIANO MIDIÁTICO

Teresinha Souto de Azevedo Campos

Resumo


O presente artigo propõe-se a analisar falas proferidas por políticos e reenunciados pelo Jornal O Globo por meio de manchetes narrativas ao longo do período eleitoral de 2014 e seus desdobramentos até o corrente ano.  Parte da suposição de que as vozes reenunciadas podem apontar para pontos de vista ideológicos diferentes dos pretendidos originalmente. Percebe-se através das análises, que as marcas discursivas da voz do reenunciador, que modifica a orientação argumentativa do texto original, registram um outro modo de significar, produzindo efeitos de sentidos que interferem no resultado da leitura, fato que motiva as seguintes questões: o que leva determinados textos a serem transformados em outros? Quanto de um texto, de uma manchete é do entrevistado e quanto é de seu reenunciador? No bojo dessas indagações e dessa hipótese, objetivamos nesta pesquisa, a construção dos sentidos das falas reenunciadas como manchetes jornalísticas com base na  teoria semiolinguística de Patrick Charaudeau, no que se refere à comunicação midiática e ao acontecimento relatado, no estudo de aspectos intertextuais, como o da  retextualização de acordo com Luis Antônio Marcuschi, e nos tipos de discurso relatado preconizados por Dominique Maingueneau. Metodologicamente, verificaremos as citações retextualizadas a partir da recorrência de verbos dicendi, como recurso de informação e de pretensa neutralidade, e das construções linguísticas introduzidas e/ou suprimidas por esses verbos, no âmbito do contrato midiático do O Globo. Entendemos que o presente artigo contribua para a discussão de um tema que é de crucial significância, visto que as palavras são instrumentos de ação e de intencionalidade. Espera-se que o leitor  interprete a configuração verbal  com base em inferências, seja dos implícitos ligados aos valores ideológicos do sistema jornalístico focalizado, seja da intenção latente por parte dos sujeitos comunicantes.

PALAVRAS-CHAVE: Acontecimento Relatado, Reenunciação, Manchete jornalística,  Semiolinguística.


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