O CONCEITO DE PROPORÇÃO EM ESTUDOS GRAMATICAIS

Thaís Pedretti Lofeudo Marinho Fernandes

Resumo


Esse artigo focaliza a noção de proporção em estudos de cunho tradicional, a exemplo de Bechara (2009), Rocha Lima (2011), Cunha e Cintra (2008), Luft (2002) e Almeida (1983). Ao lado dessas visões tradicionais são apresentados estudos de perspectiva não tradicional, a exemplo de Castilho (2012), Mateus et alii (2003), Decat (2001) e Raposo et alii (2013). O intuito dessa ação é mapear nessas investigações os diferentes matizes semânticos atrelados à noção de proporção, seja em análises de cunho tradicional, seja em análises de cunho não tradicional. O presente objetivo, nessa etapa, não é discutir aspectos estruturais das construções proporcionais, mas estabelecer o estatuto semântico da proporção, ainda que em cruzamento com outras noções semânticas instituídas na língua elaboradas a partir da revisão da literatura empreendida, em que destacam-se a noção de tempo, a de conformidade, dentre outras mencionadas.

PALAVRAS-CHAVE: Proporção. Noção de proporção. Orações subordinadas adverbiais proporcionais. Construções proporcionais.


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