AS REPRESENTAÇÕES DAS MULHERES GUINEENSES NAS OBRAS ETERNA PAIXÃO E A ÚLTIMA TRAGÉDIA, DE ABDULAI SILA
Resumo
A presente pesquisa teve o objetivo de detectar e analisar as representações das mulheres guineenses, observadas através de duas obras do escritor Abdulai Sila: Eterna Paixão (2002) e A Última Tragédia (2006), tentando identificar, nessas representações, se as personagens femininas Ndani, Ruth e Mbubi apresentam ou não os traços propostos pelo Africana Womanism, teoria feminista africana defendida por Hudson-Weems (1993). De acordo com a pesquisadora, essa ideologia foi criada e projetada para todas as mulheres de ascendência africana, uma vez que se baseia exclusivamente nas diferentes culturas africanas e, por isso, necessariamente, incide sobre as experiências únicas de luta, de necessidades e dos desejos das mulheres desse continente. Além dessa teoria, como fundamentação teórica, esta pesquisa irá se basear, principalmente, nos estudos feministas africanos, pautando-se também nas análises de Catherine Acholonu (1995), Chikwenye Okonjo Ogunyemi (1988), Molara Ogundipe-Leslie (1994) e Obioma Nnaemeka (2004). Também se fez necessário apresentar um pequeno panorama de como vivem as mulheres guineenses na atualidade, assinalando seu contexto social e abordando questões como o trabalho, a família, o casamento, a maternidade, a participação no processo de independência do país, a proteção social, a participação política, a educação e a violência.
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