Discursos interculturais e identitários na fala dos alunos de mobilidade acadêmica: expectativas e realidades discentes
Resumo
No campo de estudos cujo enfoque é o ensino de língua, o fenômeno da globalização é central nas políticas linguísticas que promovem a expansão da língua inglesa sob uma perspectiva mais globalista. De fato, a globalização é um fenômeno que influencia diretamente os processos de internacionalização da educação e os programas de mobilidade acadêmica são exemplos de mecanismos que viabilizam a internacionalização do Ensino Superior. A pesquisa tem como objetivo principal investigar como a mobilidade Brasil-Reino Unido, dentro de um programa britânico (Chevening), contribui para a formação de perspectivas cosmopolitas, interculturais, reflexivas e linguísticas. O estudo também tem outros objetivos, tais como: identificar relações (pos)coloniais desiguais, tendo em vista a posição hegemônica da língua inglesa no processo de mobilidade acadêmica; analisar quais são as características da emergência da classe média global, fora do norte global, levando em consideração a emergência de um capital cultural cosmopolita e de uma mentalidade neoliberal de competitividade. No que diz respeito à metodologia, uma pesquisa de caráter qualitativo será realizada com o intuito de coletarmos e analisarmos dados obtidos por meio de entrevistas com participantes do programa Chevening. O próximo passo será a compilação e sistematização desses dados. Logo após, dar-se-á início à análise dos dados coletados. O objetivo dessa etapa é responder às perguntas de pesquisa que norteiam este trabalho.
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