AS DEPRESSÕES NA ATUALIDADE: UMA QUESTÃO CLÍNICA? OU DISCURSIVA?

Amanda Andrade Lima

Resumo


O objetivo desta pesquisa é analisar os discursos que cercam a prática clínica, mais especificamente, a clínica das depressões. O que significa dizer que o sujeito está em depressão ou é deprimido? O que configura a clínica e o clínico? A clínica traz uma especificidade em que o que está em questão são classificações. Já o clínico traz a escuta como base de sustentação, inclui aquele que fala e aquele que escuta. Entre aquilo de que pretendemos falar e como de fato é dito, existem mal-entendidos. É a partir destes que pretendemos fazer articulações entre a Psicanálise e a Linguística. Segundo Lacan (1985), o sujeito é efeito de linguagem e o inconsciente é discurso. Através da Análise de Discurso, que trabalha com a ideia da não-transparência da linguagem como um dos pilares da sua teoria, pretendemos responder sucintamente aos questionamentos suscitados acima. Propomo-nos a fazer uma reflexão sobre o que é o sujeito e sobre como ele é conceitualizado na Psicanálise, como a Análise do Discurso o considera.

O sujeito é dividido, é efeito de linguagem. Cabe, então, destacar alguns aspectos da linguagem e do discurso. Para Lacan (1998), o inconsciente é estruturado como uma linguagem. O que é importante nessa afirmação lacaniana é a expressão “como uma linguagem”, pois fala do funcionamento da linguagem.

Este trabalho tem como proposta apresentar uma breve noção do que é o conceito de sujeito em dois campos distintos: o da Análise do Discurso – linha teórica dentro do campo dos estudos de linguagem –, que surge nos anos 60, com base no pensamento de Michel Pêcheux. A teoria da Análise do Discurso se constitui a partir das questões levantas por três domínios disciplinares: Linguística, Marxismo e Psicanálise, os quais representam também uma ruptura com o século XIX.

E, no campo da Psicanálise, linha teórica que tem como base de seus estudos o conceito de inconsciente. Aqui vamos considerar a releitura que Lacan faz dos textos de Freud.

Palavras-chave: Sujeito, discurso e linguagem

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.