A PRODUÇÃO DO CÔMICO EM EL LABRADOR GENTIL-HOMBRE E LA TÍA: O TEATRO BREVE DO SÉCULO DE OURO

Íris Gonçalves

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo analisar os recursos cômicos nas representações do teatro breve espanhol do Século de Ouro.  Entre as jornadas ou atos, o entremés cumpria uma dupla função: era utilizado como recurso para não deixar o palco vazio; e servia para entreter o público espectador entre a ação principal. A semiótica do teatro fundamenta o estudo das obras nas quais a concepção do cômico está manifestada nos elementos de componente humano, ou seja, no uso da linguagem, nas situações e tipos, respectivamente correspondentes a diálogos, funções e personagens. O cômico, expressão para o riso, é a materialização em cena da caricatura. Uma vez que neste teatro breve o espaço cênico oferece aos personagens em gestos, palavras, entonação, o riso e o exagero.  A esfera de ação do ridículo consiste na transgressão das proporções, harmonias e do decoro. Esperamos demonstrar em nossos estudos que o riso consiste na burla, e no reflexo social das circunstâncias cotidianas, que intensificam de forma exagerada, e por vezes deformadora, a aparência cômica de alguns personagens tornando-os uma caricatura.

PALAVRAS-CHAVE: Século de ouro; riso; caricatura.


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