O POETA CIENTISTA COMO MARCA AUTORAL EM AGUSTÍN FERNÁNDEZ MALLO

Tatiana da Silva Capaverde

Resumo


Em 2011 Agustín Fernández Mallo publica a obra El Hacedor (de Borges), Remake que apresenta a mesma ordem e o título de cada um dos textos publicados em 1960 por Jorge Luis Borges em El Hacedor. Partindo do entendimento de que a obra de Borges constitui-se como uma forma de autoficcionalizar-se, construindo assim seu nome de autor, Agustín Mallo se apropria da mesma proposta e cria um remake, que assim como seu precursor, reafirma seu nome de autor, apresenta suas vinculações estéticas e seu contexto de criação, além de apresentar suas influências e sua forma de relacionamento com a tradição. O presente artigo pretende demonstrar através da análise do texto “Parábola del Palacio” de El Hacedor (de Borges), Remake que uma das marcas autorais sublinhadas pelo autor é a do poeta cientista, dada a sua formação nas ciências exatas e a defesa por ele externada da aproximação entre arte e ciência. Dessa forma é possível apontar um das marcas autorais forjadas pelo autor e demonstrar como o texto constrói o autor e permite que ele seja construído por ele.

PALAVRAS-CHAVE: Ficionalização autoral, arte, ciência, apropriação.


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