UMA DISCUSSÃO SOBRE A LITERATURA JUVENIL

Cássia Farias Oliveira dos Santos

Resumo


Ao contrário do que acontece na literatura para adultos, a literatura para crianças e adolescentes tem uma função: ela não é apenas uma forma de lazer, mas serve a um papel educativo, não só porque pode ser usada na escola como meio de trabalhar as habilidades de leitura e conhecimento das normas literárias, mas também por contribuir para a socialização, mostrando para o leitor o mundo e a sociedade ao seu redor. Por esse motivo, o gênero chama a atenção de diversas áreas de conhecimento e da sociedade em geral, sendo alvo constante de tentativas de censura. Além disso, a literatura juvenil surgiu apenas no século XX, se consolidando nos anos 60, sendo um campo de estudos extremamente novo, e que divide com a literatura infantil o fato de ser heterogênea e ter fronteiras pouco definidas. O trabalho pretende discutir algumas questões acerca dessa literatura, como a relação entre o leitor e o texto e as características que a definem.

PALAVRAS-CHAVE: literatura juvenil; literatura infanto-juvenil; Romance.


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