REGÊNCIA VERBAL EM PRODUÇÕES TEXTUAIS ESCOLARES: VARIAÇÃO, NORMA E ENSINO

Elisa da Silva de Almeida

Resumo


Com este trabalho, observamos se há variação regencial dos verbos ir e chegar, quando seguidos de locativos, em produções textuais de alunos concluintes do ensino médio. Dessa forma, com base em amostras do uso real da língua, procuramos contribuir para auxiliar os professores de Português no trabalho de ensino da regência verbal. A linha teórica adotada é a Sociolinguística, para a qual a variação e a mudança são inerentes às línguas, como um fenômeno cultural provocado por elementos linguísticos e extralinguísticos. Apoiados nos princípios de Labov (2008) e outros pesquisadores, analisamos amostras dos verbos selecionados em produções textuais produzidas durante as aulas de Língua Portuguesa, de alunos da 3ª série da educação básica de colégios públicos e particulares do município do Rio de Janeiro, com a finalidade de observar se encontraríamos apenas o uso regencial padrão, preconizado pela gramática tradicional ou se também nos depararíamos com usos coloquiais. Consideramos apenas as ocorrências dos verbos ir e chegar quando seguidos das preposições “a”, “para” (forma padrão) e “em” (forma coloquial), pois a pesquisa teve o objetivo de saber se os verbos estão ou não sofrendo variação de regência. Foram testados no corpus do trabalho fatores extralinguísticos postulados por Mollica (1996) e Wiedemer (2008), os quais demonstraram que existem motivações para o uso de uma ou outra preposição. Além disso, observamos que, em relação ao fato linguístico investigado, em todos os colégios pesquisados, o uso padrão apresentou-se em maior frequência com o verbo ir; já com o verbo chegar, o maior número de ocorrências se deu com o uso não padrão.

PALAVRAS-CHAVE: regência verbal, variação linguística, ensino de língua materna.


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