O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO IFRJ:UM ESTUDO DISCURSIVO

Giselle da Motta Gil

Resumo


Este artigo tem o objetivo de apresentar uma pesquisa desenvolvida no Doutorado em Estudos da Linguagem, na Universidade Federal Fluminense,que participa das discussões da vertente teórica que integra questões da linguagem com as investigações sobre o trabalho docente. Dessa forma, amplia o entendimento sobre a situação de trabalho e volta-se para práticas linguageiras, em geral, vistas como desligadas da situação de trabalho docente stricto sensu.Temos como objeto de investigação os discursos que circulam no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) sobre o ensino de língua estrangeira (LE): os documentos oficiais, entendidos como os prescritos para o trabalho do professor(o Projeto Político Institucional, os programas de ensino etc), a fala da comunidade escolar sobre o papel da LE na formação dos alunos dos cursos técnicos e dos docentes dessas disciplinas sobre sua atividade. Nosso objetivo é compreender como se constrói e se sustenta discursivamente a condição diferenciada do Inglês e sobretudo do Espanhol frente às outras disciplinas do Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no IFRJ. Para desenvolver este estudo consideramos os pressupostos teóricos da Análise do Discurso de base enunciativa (MAINGUENEAU,1997, 2002). Para expor nosso ponto de vista sobre o trabalho como objeto de estudo buscamos a proposta de análise ergológica de Yves Schwartz (1998), as contribuições de Rocha etall (2002) e as pesquisas de Sant’Anna; Souza-e-Silva (2007) e Freitas (2010).

 

PALAVRAS-CHAVE: trabalho do professor, ensino de língua estrangeira, curso técnico, estudos sobre o trabalho, perspectiva discursiva.


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