UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE O JOVEM NOS DISCURSOS SOBRE A MAIORIDADE PENAL NA MÍDIA

Fernanda Cerqueira de Mello

Resumo


O trabalho aqui proposto é parte da pesquisa intitulada Dos discursos, dos sujeitos: efeitos de sentido para o sujeito jovem em dizeres sobre a maioridade penal na mídia, desenvolvida em nível de iniciação científica e em andamento com o apoio da FAPERJ. Sob o aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, que tem como principal referente teórico o filósofo francês Michel Pêcheux e, no Brasil, Eni Orlandi, propomos a análise da constituição de sentido para o sujeito jovem nos discursos acerca da maioridade penal na mídia, tomando como ponto de partida a designação “jovem” e suas variações. Para isto, temos como objeto de análise a materialidade discursiva de dois vídeos extraídos de programas de televisão com circulação na mídia aberta brasileira no ano de 2013, a saber: uma matéria do telejornal Brasil Urgente, exibido pela rede de televisão Bandeirantes; e uma edição do programa Encontro com Fátima, exibido pela Rede Globo de Televisão. Trazemos para a constituição de nossas análises o conceito de designação tal como exposto em Guimarães (2005), compreendida como o “funcionamento semântico pelo qual algo recebe um nome” (GUIMARÃES, 2005, p. 9), e Zoppi (1999), que em seu trabalho aponta para a instabilidade de designações como uma dificuldade de enquadrar os sujeitos. Neste sentido, para este trabalho objetivamos apresentar uma análise possível da edição do programa Encontro com Fátima, preocupando-nos em pensar como as posições ideológicas marcadas nas falas dos participantes do programa constituem sentidos para o sujeito jovem. Como resultados parciais, apontamos para constituição do jovem a partir do que ele não é, em um movimento de comparação ao que ele deveria ser, havendo nesse sujeito algo que desliza, que foge ao que se é esperado socialmente de um “jovem”.

 

PALAVRAS CHAVE: Análise do Discurso; Sujeito jovem; Mídia; Maioridade penal.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.