ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DO CONTRATO DE COMUNICAÇÃO MIDIÁTICO FIRMADO PELA REVISTA NOVA ESCOLA EM EDIÇÕES QUE ABORDAM O ENSINO DE LEITURA (2010 – 2014)

Anabel Medeiros de Azerêdo

Resumo


Este trabalho tem por objetivo a problematização do contrato de comunicação estabelecido entre a revista Nova Escola e seu público destinatário, formado, sobretudo, de professores, com o objetivo de avaliar seu declarado propósito educacional. Para isso, será realizada uma análise qualitativa de reportagens publicadas entre os anos 2010 e 2014, que versam sobre “leitura” – tema prioritário na área pedagógica na atualidade. Os pressupostos da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, postulada por Patrick Charaudeau, são as principais diretrizes da pesquisa para a investigação do contrato midiático. Para a análise das concepções de leitura propostas pela revista, serão abordadas orientações de estudiosos em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Algumas características dos periódicos educacionais os assemelham a outros do gênero revista que, a fim de manter sua posição no mercado, tendem a sobrepor recursos midiáticos às questões pedagógicas. Percebe-se que a revista Nova Escola, além de apresentar características incompatíveis ao perfil de periódicos educacionais, não revela uma posição político-pedagógica definida sobre o trabalho com a leitura em suas reportagens.

PALAVRAS-CHAVE: Contrato de comunicação midiático, Semiolinguística, Revista Nova Escola, Ensino de Leitura.

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