DETERMINAÇÕES POLÍTICAS E AS PERCEPÇÕES CULTURAIS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Cláudia Fonseca Rocha

Resumo


Este artigo pretende apresentar os pressupostos teóricos que utilizarei em minha pesquisa de mestrado, na qual pretendo analisar os critérios de avaliação para escolha do material didático de língua inglesa de professores do Ensino Fundamental II – Anos finais do município do Rio de Janeiro, no que tange às perspectivas interculturais do professor. Para tal, discutirei o conceito de Políticas Linguísticas, no âmbito das Políticas Públicas Educacionais, além do Programa Nacional do Livro Didático ( PNLD).  Abordarei o conceito de cultura ao relacioná-loao Ensino de Língua Inglesa, bem como o contexto do mundo pós-moderno e globalizado no qual o conceito de multiculturalismo se apresenta de variadas formas.Esteartigo atende, portanto, tanto a interesses da área da Sociolinguística, como também das Políticas Educacionais, trazendo à discussão questões tanto relevantes, quanto atuais, sobre a questão multicultural do ensino de inglês e discussões a respeito das Políticas Linguística do ensino de línguas.

PALAVRAS-CHAVE: Política linguística, língua inglesa, multiculturalismo, livro didático, ensino


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