OS PROCEDIMENTOS NA ARTE INESPECÍFICA DE ENSAIO GERAL

Eduarda da Silveira Moura

Resumo


Nuno Ramos, artista plástico, escritor, compositor e roteirista publica, em 2007, Ensaio geral: projetos, roteiros, ensaios, memória, cujos assuntos são os mais variados: vão de lances de futebol ao teatro de Nelson Rodrigues ou a arte de Goeldi nos ensaios, passando por projetos de suas próprias obras de artes plásticas, realizados ou não, e chegando a diários pessoas e de trabalho. A proposta é que a organização desses textos seja uma possibilidade de comunicação entre temas e materiais diversos, cujo contato traria novas leituras para os objetos de análise, no caso dos ensaios, e para os objetos artísticos, no caso dos roteiros e projetos de exposição. Assim, o livro se relaciona à sua atuação como artista visual não apenas por conter ensaios e projetos sobre esses trabalhos, mas também por buscar o choque, a heterogeneidade de materiais, algo que se vê nas suas pinturas já no início da carreira, em que às tintas adiciona madeira, tecidos, plásticos, feltro, vidro, entre outros materiais. Partindo dessas características, encontradas também em uma instalação do artista exposta no MAM/RJ em 2010, chamada Fruto estranho, Florencia Garramuño (2014) propõe uma reflexão sobre a inespecificidade na arte contemporânea e os desafios críticos que gera, em função do questionamento das categorizações e modelos tradicionais de leitura que coloca, estendendo o nome da instalação a outras obras contemporâneas que acredita colocar em questão a especificidade das artes e a ideia de pertencimento. Poderíamos, então, pensar Ensaio geral como um desses frutos estranhos, que exigiriam constante reformulação da abordagem crítica. Nesse sentido, é interessante refletir sobre possíveis procedimentos utilizados na composição do livro, como a ideia de bricolagem, trazida por Gérard Genette, a partir de Lévi-Strauss e a ideia de tradução.

PALAVRAS-CHAVE: Nuno Ramos, procedimentos, crítica, artes visuais, literatura contemporânea.


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