AMOR, HUMOR

Clóvis da Silveira Jr.

Resumo


Partindo do pequeno poema de Oswald de Andrade que dá nome a este artigo, buscamos analisar relações entre filosofia e literatura contemporâneas e, mais especialmente, entre erotismo e humor,através da filosofia de George Bataille e de Gilles Deleuze e da literatura de Jack Kerouac.Este texto faz parte da primeira série de investigações que compreendem a tese em processo entituladaGaia Guerrilha, composta por 3 capítulos que são, respectivamente, Escapar, Encontrar e Expandir. No primeiro capítulo analisamos dois romances de Jack Kerouac, permeado pelo conceito de linha de fuga em Gilles Deleuze. No segundo, lemos Walt Whitman considerando suas relações quase explícitas com a Ética, de Espinosa, para concebermos uma poética dos encontros. Por fim, Paul Auster, o mais atual, nos dará condições para pensar conexões de conexões, a expansão das redes para o futuro? Três movimentos que defendemos estar no embrião das criações artísticas e literárias, e que são forças ou devires do pensamento.

PALAVRAS-CHAVE:Oswald, Bataille, Deleuze, estoicismo, Kerouac.

Partindo do pequeno poema de Oswald de Andrade que dá nome a este artigo, buscamos analisar relações entre filosofia e literatura contemporâneas e, mais especialmente, entre erotismo e humor,através da filosofia de George Bataille e de Gilles Deleuze e da literatura de Jack Kerouac.Este texto faz parte da primeira série de investigações que compreendem a tese em processo entituladaGaia Guerrilha, composta por 3 capítulos que são, respectivamente, Escapar, Encontrar e Expandir. No primeiro capítulo analisamos dois romances de Jack Kerouac, permeado pelo conceito de linha de fuga em Gilles Deleuze. No segundo, lemos Walt Whitman considerando suas relações quase explícitas com a Ética, de Espinosa, para concebermos uma poética dos encontros. Por fim, Paul Auster, o mais atual, nos dará condições para pensar conexões de conexões, a expansão das redes para o futuro? Três movimentos que defendemos estar no embrião das criações artísticas e literárias, e que são forças ou devires do pensamento.

PALAVRAS-CHAVE:Oswald, Bataille, Deleuze, estoicismo, Kerouac.


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