ENTRELAÇAMENTOS IDENTITÁRIOS E CULTURAIS: UM DIÁLOGO ENTRE DARCY RIBEIRO E MILTON HATOUM

Liozina Kauana de Carvalho Penalva

Resumo


O presente estudo propõe refletir sobre processos culturais e identitários a partirda leitura de Relato de um certo Oriente (1989), de Milton Hatoum, e deMaíra (1976), de Darcy Ribeiro. Esses dois escritores aproximam-se por possuírem pensamentos afinados com questões sociais e políticas e utilizam-se da literatura para fazer ouvir silêncios e, principalmente, valorizar a diferença. Em Maíra, por exemplo, vemos surgir as inquietações e a dor de um índio chamado Avá, pois este saiu de sua aldeia ainda criança para se tornar sacerdote em Roma e ao retornar enfrenta um forte estranhamento dos outros e também de si mesmo, já que não se considera mais índio e muito menos branco. Em Relato de Um Certo Oriente , por sua vez, Hatoumdesloca uma família libanesa para o Brasil e desenvolve a temática numa cidade amazônica marcada pelo hibridismo cultural e atravessada por ideias de fronteira e trânsito, entrelaçando sabores, cheiros, cores, crenças e memórias. A ideia dessa pesquisa é, portanto, analisar o comportamento e as relações culturais entre os personagens dessas obras, situados não mais em um local de fixidez e essencialidade, mas em um espaço intervalar, o entre-lugar. Essa discussão contribui substancialmente para a eliminação de estereótipos; a desestabilização de uma hierarquia de valores e o alargamento do conceito de fronteira. Para fundamentar a pesquisa utilizaremos contribuições teóricas da crítica culturalcomo: Homi K. Bhabha, Silviano Santiago, Julia Kristeva e EdouardGlissant. Essa proposta vai de encontro à homogeneização da cultura, quebrando a ilusão da transparência e da unicidade, questionando e desestabilizando certezas do discurso hegemônico e, assim, ajudando a construir um discurso marcado pelas diferenças e tensões.

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