NARRATIVAS DE AMADURECIMENTO: RELAÇÕES ENTRE O ROMANCE DE FORMAÇÃO E A LITERATURA INFANTO-JUVENIL

Cássia Farias Oliveira dos Santos

Resumo


O artigo consiste em uma breve apresentação da dissertação de mesmo nome, que  se propõe a traçar as relações entre o romance de formação e a literatura juvenil, discutindo questões teóricas pertinentes a cada um deles a fim de chegar ao ponto central da pesquisa: descrever e caracterizar o que seria o Bildungsroman juvenil, partindo da análise de três obras: Grandes esperanças (1860), de Charles Dickens, O apanhador no campo de centeio (1951), de J.D. Salinger – que foram usados para falar da tradição do romance de formação e da sua evolução – e Bateria, garotas e a torta perigosa (2004), de Jordan Sonnenblick, escolhido como exemplo paradigmático da manifestação desse gênero na literatura juvenil. O artigo apresenta, de forma sucinta, algumas das conclusões a que se chegou ao fim da dissertação, incluindo os parâmetros para identificar um romance de formação e as mudanças que podem ser observadas em sua manifestação juvenil.

PALAVRAS-CHAVE: Bildungsroman; romance de formação; literatura infanto-juvenil; literatura juvenil.


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