LITERATURA E SOCIEDADE DE CONSUMO: O MERCADO LITERÁRIO ATUAL

Paula Alves das Chagas

Resumo


RESUMO: Este trabalho tem como objetivo estudar o perfil intelectual dos escritores Bernardo Carvalho e J. M. Coetzee perante a mídia, refletindo sobre seu posicionamento crítico quanto a algumas questões consideradas por estes escritores como problemas recorrentes no meio cultural em que atuam: a valorização excessiva da imagem do autor na literatura contemporânea, a banalidade da escrita, a infantilização do leitor e a carência do debate intelectual. Através de personagens associados ao universo da escrita, seja ela acadêmica, jornalística ou literária, estes escritores desenvolvem em seus romances uma intensa reflexão sobre a relação entre literatura e mercado. Em nossa pesquisa analisaremos o desenvolvimento do personagem escritor nos romances Verão (2009) e A vida dos animais (1999), de J. M. Coetzee; Reprodução (2013) e Simpatia pelo demônio (2016), de Bernardo Carvalho. Analisaremos também o discurso intelectual defendido por estes autores em entrevistas e textos não-ficcionais de sua autoria. Discutiremos as definições propostas para o termo “intelectual” pelos críticos Jean-Paul Sartre, Edward Said, Lucia Helena, Adauto Novaes, Francis Wolf e Marilena Chauí, em contraposição ao termo “intelectual de plantão”, com o qual Silviano Santiago (2004) se refere ao escritor cuja imagem intelectual apresentada à mídia se sobrepõe à produção literária em si.

PALAVRAS-CHAVE: Intelectual. Escritor contemporâneo. Personagem escritor. Bernardo Carvalho. John Maxwell Coetzee.


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