XINGAMENTOS NA LITERATURA POP ALEMÃ DA DÉCADE DE NOVENTA COMO MANIFESTAÇÃO POLÍTICO-IDENTITÁRIA

Carina Santos Corrêa

Resumo


A Literatura Pop alemã dos anos noventa se estabeleceu, na Alemanha reunificada, como um produto linguístico-literário da transição do século XX para o XXI em uma ocasião em que toda a Europa atravessava um momento histórico-político conturbado, frente aos acontecimentos influenciadores de uma nova ordem mundial: a Queda do Muro de Berlim, fim da Guerra Fria e Reunificação alemã. Esta nova literatura foi uma forma de expressão linguística que rompeu com a visão tradicional de literatura elitizada e se voltou para questões próprias da juventude e para o popular. Trivialidades eram narradas em uma linguagem coloquial, despreocupada com normas e estilos dos padrões gramaticais institucionais. A Literatura Pop funcionou como veículo para que a realidade dos jovens se tornasse de fácil acesso por meio do uso inovador de elementos da linguagem oral na narrativa escrita. Rompia, assim, com o comportamento tradicional esperado no meio acadêmico, bem como escandalizava com sua linguagem em tom de protesto e de ironia, de xingamentos, citações coloquiais de fatos do cotidiano e de marcas e personalidades que faziam parte do mundo dos jovens, ou seja, a ordem conhecida. O uso frequente de xingamentos, principalmente, desmistificava a realidade de que apenas uma literatura canônica fosse digna de ser classificada como literatura. Com os xingamentos, como neologismos criados pela geração dos jovens de noventa, foi provocada uma polêmica em toda a sociedade. A intenção deste artigo é demonstrar que os xingamentos direcionados de forma direta ou indireta, em um campo de prestígio institucional como o da literatura, são atos de fala utilizados para expressar insatisfação política, refletida em uma linguagem coloquial linguístico-literária de inovação, a da geração dos jovens da década de noventa.

PALAVRAS-CHAVE: Xingamentos; Literatura Pop alemã; anos 1990


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