SEMIÓTICA DISCURSIVA NA EAD: ANÁLISE DE TEXTOS INSTITUCIONAIS

Aparecida Maria Xenofonte Pereira Valle

Resumo


A Educação a Distância (EaD) brasileira vive, nos últimos anos, um período de expansão e tem se revelado como uma alternativa às lacunas criadas pela demanda educacional na sociedade brasileira. O programa do governo Universidade Aberta do Brasil (UAB) promoveu a inserção das Universidades Públicas e Institutos Federais nessa modalidade de ensino que, apesar dos desafios apresentados em sua execução e das dificuldades político-econômicas agora vividas pelo país, dá sinais de que veio para ficar.  Os cursos oferecidos pelas instituições públicas de ensino superior (IPES) contam com o apoio de polos de presenciais em vários municípios brasileiros e utilizam a plataforma Moodle como ferramenta para construção das salas de aula virtuais. Nelas, circulam  textos de várias naturezas: institucionais, instrucionais, vídeo-aulas, fóruns, debates, salas de bate-papo, entre outros. Este trabalho, embasado teoricamente pela semiótica discursiva, tem por objetivo realizar uma análise semiótica do Manual de Estudante apresentado aos alunos do curso de Letras a distância de um Instituto Federal. A análise apresentará o percurso gerativo de sentido o nível narrativo, com a descrição do esquema narrativo presente no manual, a fim de observar a projeção construída desse destinatário final ideal – o aluno de Letras EaD – e como se espera que ocorra sua inscrição no contrato fiduciário estabelecido no ambiente virtual de aprendizagem.

PALAVRAS- CHAVE: Semiótica; Nível Narrativo; Educação a Distância; Curso de Letras


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