CRENÇAS LINGUÍSTICAS DE ALUNOS FLUMINENSES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Gabriela Barreto de Oliveira

Resumo


O objetivo desse artigo é investigar as crenças relacionadas à variação linguística dos alunos de duas escolas de Ensino Fundamental do município de Quissamã, localizado no estado do Rio de Janeiro. Pretende-se averiguar suas opiniões e atitudes quanto à existência de muitas variedades da língua portuguesa, quais são os seus pensamentos sobre a variedade que utilizam e como avaliam as demais. A partir de um questionário aplicado em que os alunos puderam expressar suas percepções sobre o assunto, foi possível perceber que o estudo da língua materna, em especial sobre a variação linguística, ainda é um grande desafio, fazendo-se necessário conhecer e reconhecer as crenças dos alunos para realização de atividades que proporcionem a cada educando reflexões sobre a sua própria língua e seus usos, para que haja assim uma verdadeira educação sociolinguística. Por isso esse texto busca oferecer importantes contribuições para ações pedagógicas mais eficazes no que se refere ao ensino de língua portuguesa como língua materna.

Palavras- chave: Crenças linguísticas, variação linguística e Sociolinguística Educacional.

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