DO TEXTO ÀS PRÁTICAS: ESTRATÉGIAS DE TRANSMIDIAÇÃO NA SÉRIE AMORTEAMO

Jéssica de Oliveira da Silva

Resumo


A era da convergência de meios transformou os modos de produção e distribuição de conteúdos, que passaram a se desdobrar de uma mídia a outras. A partir de então foi possível observar o surgimento de verdadeiras franquias de entretenimento, que trabalham a favor da construção de universos narrativos. Tal modo de produção, definido como transmidiação, um modelo orientado pela distribuição de conteúdos associados entre si em distintas mídias e plataformas tecnológicas (FECHINE et al., 2013), possibilitou o surgimento das chamadas narrativas transmídia, em que “cada texto contribui de maneira distinta e valiosa para o todo” (JENKINS, 2009, p.138). No Brasil, onde a televisão se apresenta como um dos principais meios de entretenimento com as telenovelas, a Rede Globo de Televisão, a partir de 2010, passou a investir de maneira sistemática no desdobramento de seus conteúdos ficcionais televisivos para seu portal de entretenimento na internet, o GShow, como fez com a série Amorteamo. Sob o prisma da Teoria Semiótica, a pesquisa que se apresenta pretende observar o que cada tipo de experiência tomada pelos enunciadores da série exige do enunciatário enquanto promove a expansão da narrativa da mídia de base, a televisão, para a Internet. Para tanto, utilizaremos a noção do Percurso Gerativo do Plano da Expressão, de Fontanille (2005; 2006; 2007), que permite analisar esses objetos multimodais por meio dos níveis de pertinência semiótica. Operaremos, especificamente, com os níveis do texto-enunciado, dos objetos, das práticas e das estratégias, visto que as narrativas transmídias promovem o desdobramento da narrativa por diversos suportes midiáticos, impondo, assim, novas práticas que se integram em uma experiência de conjuntura. Desta forma, pretende-se mapear as ações transmídia promovidas pela Globo através do Portal GShow com relação à série Amorteamo, a fim de observar como essas ações geram novos conteúdos ficcionais.

PALAVRAS-CHAVE: transmídia; semiótica; níveis de pertinência.


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