O SPANGLISH E OS NUYORICANS: IDENTIDADES EM (RE)CONSTRUÇÃO

Thábata Christina Gomes de Lima

Resumo


A partir da invasão norte-americana à ilha de Porto Rico, em 1898, e da consequente transformação deste país em um “Estado Livre Associado” dos EUA, em 1917, a vida dos porto-riquenhos mudou drasticamente. Com o título de “cidadãos americanos”, muitos porto-riquenhos migraram para os Estados Unidos em busca de melhores condições de vida. Entretanto, com o passar do tempo, começou-se a questionar a identidade desses migrantes, visto que não eram mais considerados legítimos hispanos, por seus compatriotas insulanos, nem autênticos norte-americanos, pelos demais estadunidenses. Através do movimento artístico-literário denominado como “Nuyorican”, muitos intelectuais de Porto Rico puderam problematizar a questão de viver entre dois povos e entre duas culturas. Nesse contexto, o Spanglish surgiu como uma maneira de os porto-riquenhos nos EUA manifestarem sua dupla identidade, pois ele se converteu não apenas em uma forma de falar, mas em uma forma de vida. (VALENCIA, 2005, p.184) Compreendendo que “de fato, as identidades dos indivíduos têm implicações mútuas e múltiplas em suas relações com a língua”, visto que “a língua não constrói, por si só, ‘a identidade’, mas parece permitir uma mobilidade dentro do processo identificatório que desloca e reestrutura componentes da identidade do indivíduo e da sociedade”. (RIBEIRO, 2006, p.95), decidimos analisar como o uso do Spanglish entre os porto-riquenhos de Nova York pode configurar na construção e na reconstrução de suas identidades. Ainda que os pesquisadores não tenham chegado a um consenso sobre o que vem a ser este fenômeno, seus falantes reconhecem a importância que ele representa para diversos hispanos ao redor do mundo. Assim, percebemos que o uso do Spanglish vem sendo questionado e difundido a cada dia mais, pois, não representa apenas um modo de falar “diferente”, mas manifesta um “terceiro espaço”, em que os costumes e os valores hispanos e anglos são entrelaçados.

 

PALAVRAS-CHAVE: Spanglish, Nuyoricans, Identidade.


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