CADERNOS DE ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA VIA SEMÂNTICA GLOBAL

Shayane França Lopes

Resumo


A pesquisa se situa no âmbito da Análise do discurso de base enunciativa e considera a relação existente entre as práticas discursivas e parte do universo das propostas de ensino da Secretaria de Educação de Estado do Rio de Janeiro – SEEDUC-RJ. Levando em consideração a importância dos estudos sobre a linguagem para compreender o processo de construção de possíveis sentidos e valores que permeiam o meio educacional, esta proposta tem como objetivos: colaborar com os estudos sobre a educação linguística nas escolas da rede estadual do Rio de Janeiro; investigar os aspectos do trabalho do professor, tematizados por meio das pistas deixadas pelos ditos, interditos e não ditos na teia discursiva do córpus; identificar a materialidade discursiva, assim como o perfil do professor, que se constroem discursivamente de acordo com os planos da semântica global, de Dominique Maingueneau. Para isso, trabalharemos com um córpus composto pelos Cadernos de atividades de aprendizagem autorregulada – Cadernos do professor, referentes aos componentes curriculares de literatura e língua portuguesa, produzidos recentemente pela SEEDUC-RJ. O marco teórico que orienta esta pesquisa considera as noções de discurso e de enunciado (Maingueneau, 1997, 2000, 2008, 2010, 2011, 2015) e tem como categoria de análise a semântica global (Maingueneau, 2008). A metodologia de análise se organiza com base na forma de menção/convocação do coenunciador, nos aspectos tematizados do trabalho do professor, na construção dos gabaritos e nos roteiros formulados (Maingueneau, 2008). Os resultados parciais apontam para uma nítida desvalorização do professor (análise focada no professor) e para atividades questionáveis quanto à validade e à relevância, visto que muito é anunciado na Apresentação e nos Objetivos gerais dos Cadernos, contudo, as atividades não condizem com o que é apresentado (análise focada nas atividades).

 

PALAVRAS-CHAVE: discurso, material didático, semântica global.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.